Atenção! A apresentação dos pré-projetos será dia 29/05 para as turmas do 9o ano B e C e no dia 31/05 para a turma do 9o ano A. A apresentação é importante para os ajustes finais e orientação dos professores. Esta apresentação será considerada na nota final.
As turmas do 9º ano terão como tema central o LIXO. O objetivo geral é levar o público a refletir sobre o lixo. Vemos o lixo como sendo o resto, o que não serve mais, o que pode ser descartado, jogado fora. O objetivo desta vivência é mostrar ao público o que pode ser retirado do lixo, reaproveitado, reciclado. O que pensam as pessoas que vivem dele, como artistas e catadores? Mesmo sabendo que o lixo é inevitável, que atitudes podemos desenvolver em relação ao lixo?
As turmas do 9º ano terão como tema central o LIXO. O objetivo geral é levar o público a refletir sobre o lixo. Vemos o lixo como sendo o resto, o que não serve mais, o que pode ser descartado, jogado fora. O objetivo desta vivência é mostrar ao público o que pode ser retirado do lixo, reaproveitado, reciclado. O que pensam as pessoas que vivem dele, como artistas e catadores? Mesmo sabendo que o lixo é inevitável, que atitudes podemos desenvolver em relação ao lixo?
Grupo 1: Introdução - O que você sente quando pensa no lixo
que produzimos?
Maria Carolina Thedim, Beatriz Assumpção, Rodrigo Sanches, Maithe Pedroni
Material:
Quadro de avisos (cortiça ou papelão – tipo mural)
Entregar um papel para a pessoa escrever uma
palavra e guardar até o final da vivência.
Explicar o percurso da exposição do 9o ano e a sequência de trabalhos.
Explicar o percurso da exposição do 9o ano e a sequência de trabalhos.
No final: E agora? O que você sente quando pensa no
lixo?
Montar um mural Antes e Depois com as opiniões do público participante da feira e
suas expectativas para a Rio+20. Escrever um relatório sobre a experiência que poderá ser enviado para o
site da Rio+20.
Grupo 2: Experiência sensorial com o lixo
Pedro Bastos, Marion, Pedro Landim, Giovanna, Rachel, Helena, Clara
Material:
TV/DVD, estrutura para montar uma cabine escura
Assistir, em uma cabine com TV e DVD, um vídeo com
fotos de momentos em que o lixo é o personagem principal (audição e visão). Olfato
e tato????
Grupo 3:
Trabalho do grupo: Você limpo, o planeta sujo
João Guilherme, Alice, Luiz Otávio, João Victor, Alexis, Leonardo Vieira, Rafael Farah
João Guilherme, Alice, Luiz Otávio, João Victor, Alexis, Leonardo Vieira, Rafael Farah
Material:
Mesa de apoio, com computador (os alunos usaram o Excel)
De que forma seus utensílios
domésticos são descartados? Este projeto será uma espécie de
conscientização em relação aos itens descartáveis que utilizamos diariamente em
nossa higiene como pasta de dentes, escova, barbeador, cremes, desodorantes, etc.
e de que forma estes utensílios são
descartados no meio ambiente. O grupo poderia fazer uma estimativa, utilizando
uma planilha, da quantidade de produtos já utilizados e quantos ainda serão
utilizados, considerando a média da expectativa de vida da população
brasileira.
Exposição com escovas de dente, tubos, aparelho de barba, desodorantes, cremes, etc. Pesquisar outros itens descartáveis usados no dia a
dia.Fazer um levantamento (formulário com idade e
consumo por mês) com algumas pessoas sobre os utensílios domésticos
descartáveis. Criar gráficos de pizza com as informações e criar uma tabela no
Excel para a feira. Entrevistar o participante sobre o consumo mensal de
escova, pasta e barbeador e fazer uma previsão do consumo até hoje no Excel.
(idade x consumo anual). No final, teremos um resultado dos dados obtidos
com o público.
Grupo 4
(7 alunos):
7 R's: Amigos do Meio Ambiente: Repensar |
Reduzir | Reutilizar | Reaproveitar | Reciclar | Recusar | Recuperar - http://sites.google.com/site/reambientar/Home/os-7-r-s-do-meio-ambiente
|
Material:
mesa de apoio
Grupo 5: Entrevista jornalística
Catarina, Nicole, Maria Eduarda, Yasmin, Beatriz Cunha, Maria Carolina Braga, Pietra
Material:
TV/DVD e mesa de apoio
O grupo fará entrevista dentro e fora do colégio,
como se fossem repórteres, abordando o tema do lixo. Como é o comportamento dos
alunos e das outras pessoas em relação a isso? (usar filmadora). Se possível,
filmar flagras de comportamento anti-cidadania, porém, devemos preservar a
identidade das pessoas, como uma questão de “ética profissional”.
Grupo 6: Reciclagens
Gabriel Hack, Ana Clara Elias, Leonardo Botelho, Maria Gasparian
Material:
Mesa de apoio
O grupo de reciclagem fará um estudo quantificando
o impacto da falta de reciclagem no ambiente para os próximos 20 anos. Ou seja,
do volume de lixo que deixará de ser jogado no ambiente.
- tubos de pasta de dente (telhas e carteiras)
- pneus (pavimentação de ruas e calçadas)
- papel
Grupo 7: Embalagens industriais de papelão e o
impacto no meio ambiente
Luis Eduardo Aragão, João Terra, Gabriel Tribuzy, Rodrigo Cortopassi, Eduardo Haus
Material:
Mesa de apoio
Planificar, calcular a área total, calcular a
previsão anual de vendas do produto, converter em metros quadrados, em
toneladas e em árvores necessárias para produção de papelão.
Grupo 8: Design inovador: objetos feitos de
lixo
Mariana R., Thiago Marciel, Lucas Garcia, Joaquim Noronha, João Pedro França, Francisco Fiqgueira
Material:
Mesa de apoio
Escolher 5 produtos com design inovador, que reaproveitaram o
lixo como matéria prima. Reproduzir e preparar folhetos com orientações tipo Faça você mesmo. http://www.ciclovivo.com.br/index.php
Grupo 9: Usando o lixo na Arquitetura
Carolina Godinho, Isabel, Isabella, Larissa, Maria Clara, Elisa
Material:
Mesa de apoio
Pesquisar sobre como a arquitetura está aproveitando com
materiais descartados (jogados no lixo).
Grupo 10: Móveis de PET
Beatriz Berredo, Giulliar Fontana, Carolina Manta, Pedro aranha, Eduardo Lopez, Rodrigo Belli
Material:
mesa de apoio
O grupo fará uma pesquisa sobre como construir
móveis e outras peças com garrafa pet. Escolher um m/ovel para montar e expor na feira. Sugestão: www.clubedemaes.org.br
Grupo 11: Arte Contemporânea: conceito
Ana Carolina, Fernanda Messa, Jade Areno, Maria Beatriz, Nathalia Dali
Material:
Mesa de apoio
Apesar de não ser algo diretamente sobre o lixo e
Rio+20, é uma maneira de o grupo explicar aos visitantes o que é a arte
contemporânea, já que ela é conceitual, principalmente explicando sobre os
“ready mades”.
Grupo 12: Vik Muniz: vida e obra
Bruna Basílio, Beatriz Leyrand, Maria Rachel, Marina Soriano, Antonio Alberto
Material:
Mesa de apoio
Pesquisar sobre a biografia do artista e sobre suas
obras (CD dos Tribalistas, abertura da novela Passione...etc.)
Grupo 13: Releitura de Vik Muniz
Felipe Carsalade, Felipe Karmiol, João Pedro Noleto, Antonio Benício, Gabriel Mello, Luiz Guilherme
Material:
Pedir orientações ao professor João (História da Arte)
O grupo terá que montar um boneco, ou um personagem
famoso, ou algum quadro famoso a partir de sucata. Será feito no chão e filmado
do alto, assim como são muitas obras do Vik Muniz (usar filmadora).
Grupo 14: Debatendo o “Lixo Extraordinário”
Lucas Behar, Miguel, Mauro, Augusto, Pablo, Lucas Ribeiro
Material:
TV/DVD e mesa de apoio
O grupo será responsável por passar o filme e
debater com os visitantes sobre o que viram. Levantando questões e puxando dos
visitantes os seus pontos de vistas. Sugestão: http://raquelrolnik.wordpress.com/2012/04/27/lixao-de-avenida-brasil-realidade-ou-ficcao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário